segunda-feira, 19 de agosto de 2013


TECNOLOGIA IV – CONFORTO AMBIENTAL II    
TP1- GEOMETRIA DA INSOLAÇÃO – ILUMINAÇÃO NATURAL

ALUNAS: Daniella Rosaria, Nicole Dias e Paula D’Bellis.

Introdução: Nas últimas décadas, tem renascido o interesse na promoção das boas práticas de projeto de iluminação natural por razões de eficiência energética e conforto visual. O uso otimizado da luz natural em edificações usadas principalmente de dia pode, pela substituição da luz artificial, produzir uma contribuição significativa para a redução do consumo de energia elétrica, melhoria do conforto visual e bem-estar dos ocupantes. A luz natural possui uma variabilidade e qualidades mais agradáveis e apreciadas que o ambiente proporcionado pela iluminação artificial. Aberturas, em geral, proporcionam aos ocupantes o contato visual com o mundo exterior e permitem também o relaxamento do sistema visual pela mudança das distâncias focais. A presença da luz natural pode garantir uma sensação de bem-estar e um relacionamento com o ambiente maior no qual estamos inseridos.
Objetivo e forma do trabalho: Familiarização e análise da geometria de aberturas para entrada de luz natural em nossas residências, através de mapeamento realizado no período de 08/08 a 16/08/13, nos horário pré-definidos de 08:00 e 15:00 hs, com o uso da fotografia como meio de registro.
Normas consultadas: NBR 5413/1992 (trata da iluminação artificial em interiores onde se realizada atividades de comércio, indústria, ensino, etc.), NBR 15.215/2004 (trata da iluminação natural), NBR 5461/1991 (trata da terminologia da iluminação).
Localização das residências analisadas: na cidade de Ipatinga – MG.
1- Residência Dani, apt. no 5º andar:




Tipo de abertura: porta de correr de vidro transparente protegida pela sacada, tamanho 2,20 x 2,00 m, com uso de cortina branca como elemento de controle interno da luz direta. Paredes internas brancas. Entrada luz direta somente pela manhã.
Análise luminosidade no programa Luz do Sol:



2- quarto:
Tipo de abertura: janela de correr de vidro transparente protegida por veneziana de alumínio, tamanho 1,36 x 1,45 m, com uso de cortina branca como elemento de controle interno da luz direta. Paredes internas brancas. Entrada luz direta forte somente pela manhã.
Análise luminosidade no programa Luz do Sol:




 3- Residência Nicole

  

Tipo de abertura: janela de correr de vidro jateado, com árvores ao redor na parte externa, tamanho 1,60 x 1,40 m. Paredes internas brancas.
Análise luminosidade no programa Luz do Sol:






Nenhum comentário:

Postar um comentário