segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ventilação - Arminda Soares e Marcela Louback

Em Fortaleza, o clima é quente e úmido e em Porto Alegre, subtropical úmido. Na primavera, o vento dominante da capital cearense vem do Leste e do Sudeste com velocidade de 6m/s, já na capital do Rio Grande do Sul, na mesma estação, o vento dominante vem do Sudeste com velocidade de 6m/s. Nessa estação, o vento é favorável as duas cidades.
No verão, em Fortaleza, o vento dominante vem do Norte com velocidade de 5m/s, favorável este já que a cidade é quente. Em Porto Alegre, o vento vem de todos os sentidos com a mesma velocidade igualmente no outono que, em Fortaleza o vento dominante vem do Nordeste e Sudeste com velocidades de 4m/s.
No Inverno, em Fortaleza, o vento dominante vem do Leste e Sudeste com 6m/s e em Porto Alegre, o vento vem de várias direções como Oeste, Sudoeste, Sul, Sudeste e Leste com 3m/s, o que não é favorável lembrando que a cidade é uma região fria
Na casa da capital cearense, planejamos uma casa de dois andares. No térreo, uma área conjugada com cozinha e sala onde a maior abertura é na direção Leste, onde há uma varanda. Há abertura em direções opostas e dos lados como saída do vento. No andar de cima, onde foram projetados os quartos. Do lado Leste, há também aberturas que são janelas de abrir para melhor ventilação. No rumo da escada, no teto, uma abertura para que o ar quente saia. Uma abertura, que um pouco acima há uma proteção, para que não entre chuva.
Na cidade de Porto Alegre, planejamos uma casa com aberturas maiores para a direção Leste, com janelas de vidro e de correr. E com aberturas em direções opostas como saída de vento. O telhado plano, para melhor captação de calor.


TP3 Arminda Soares e Marcela Louback

Nenhum comentário:

Postar um comentário