sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conforto Ambiental II - Brenda Cristina e Marina Regiane


        Introdução

O uso da iluminação natural é a oportunidade de contribuir para a saúde da visão, do conforto visual e o bem-estar das pessoas. Pesquisas apontam para um maior desempenho em trabalhos realizados em sala de aula/ escritório em que havia o contato direto das pessoas com a luz natural. Esse resultado se deve em parte ao fato de que a luz natural apresenta definições de cores muito mais reais que a luz artificial, e a visualização do meio externo, proporcionam o conhecimento aproximado das horas do dia e das mudanças climáticas e atmosféricas.     


1.     Local Escolhido

O local escolhido para analise da iluminação Zenital foi a Madereira Cremac  que se localiza na Av. Magalhaes Pinto – Coronel Fabriciano. O galpão possui um pé direito de 10m e aproximadamente uma área de 600m². A iluminação zenital no local é feita por  Domus e Lanternins.Apesar de possuir esse tipo de iluminação e ocupar uma área maior que 10%, não é um problema de desconforto térmico para o galpão, pois possui entradas com grandes portões que permanecem abertos durante todo o dia para duas ruas.


      

















          2.Obra Análoga

A obra escolhida para esse exemplo de Iluminação Zenital foi o MAXXI – Museu Nacional de Artes do Século XXI.



 3. Análise da Obra

Localizado em Roma, o museu remonta à dissonância da arte de vanguarda praticada nos anos 60, ao mesmo tempo em que se alinha à polivalência da arte do século XXI. Seu custo chegou à casa dos 150 milhões, e a expectativa de visitação é de 200 mil a 400 mil pessoas por ano.
O partido do projeto tem como referência o formato da antiga fábrica de jipes militares que ocupava o terreno. Nesse contexto, o museu funciona como uma segunda pele, cuja massividade ascende, descende e se sobrepõe, criando novos caminhos pelo espaço






   A luz natural recebeu um cuidado especial, pelas finas vigas de concreto no teto, juntamente com a cobertura de vidro e sistemas de filtragem. As mesmas vigas possuem um trilho interior no qual peças de arte serão suspensas. As vigas, as escadas e o sistema linear de iluminação guiam os visitantes pelo passeio interior, que se encerra num amplo espaço no terceiro nível. 

A estrutura do MAXXI está centrada em um antigo quartel militar. Mantendo as construções originais, funciona como se o complexo cultural fosse um "enxerto urbano", uma segunda pele desse espaço. A proposta de Hadid foi manter a altura baixa em contraste com o alcance e as grandes dimensões das superfícies lineares.

MAXXI, em Roma, foi premiado com o RIBA(Royal Institute for British Architects) Stirling Prize 2010.

  E começou a ser construído em 2003 Este é um museu de caminhos e rotas, um museu onde os curadores têm de inventar a forma de expor as obras de arte do século 21, obras que têm sido adquiridas desde o início do projeto - e do século.  O museu, com toda a sua pirotecnia estrutural, é racionalmente organizada em cinco volumes principais.
Todo ele é muito iluminado pela luz natural através de clarabóias reguláveis localizadas no teto sinuoso que possui grelhas e vigas, tudo integrado com o estrito controle climático exigido pelas mais rigorosas normas utilizadas nas galerias modernas. As clarabóias servem tanto para orientar e estimular o visitante, como também transformá-los em espaços inspiradores.
  

















Nenhum comentário:

Postar um comentário