sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Iluminação Zenital – Claraboia – Alynne Alda e Gabriela Pimenta


1)    Local
Analisamos a Claraboia do Shopping do Vale do Aço







2)    Definição de claraboia
É uma abertura feita no alto das edificações com a intenção de permitir a entrada de luz ou a passagem de ventilação, podendo ser com materiais translúcidos, como é o caso da claraboia situada na praça de alimentação do Shopping do Vale do Aço.



3)      Analise da Claraboia
No Shopping do Vale do Aço a claraboia só permite a passagem de luz branca, sendo que durante o dia não é necessário o uso de iluminação artificial nesta parte da edificação. Porem com as altas temperaturas da cidade de Ipatinga, esse tipo de iluminação zenital sem passagem de ar não é muito eficiente, pois deixa o ambiente quente, apesar do uso de ar condicionado.
            Devido ao ar condicionado, é difícil solucionar o problema retenção de calor com a adição de ventilação, pois entraria ar quente do lado de fora para dentro da edificação, as possíveis soluções seria a mudança de posição da claraboia, porem não é viável, pois a edificação já esta pronta. A solução viável seria a utilização do brise.

4)      Referencia
O Museu de Arte Contemporânea Guggenheim, Nova Iorque, projetado pelo Frank Lloyd Wright.




Esse Museu foi projetado em um sistema de gradação de níveis de iluminação natural de acordo com cada pavimento da edificação. Quando a luz natural não é suficiente, seria complementada com a artificial, e quando o nível de luz natural for maior que o necessário, um dispositivo de controle regularia essa iluminação, fazendo com que a edificação utilizasse a iluminação natural como fonte principal.

Referências Bibliográficas
Iluminação e Arquitetura – Nelson Solano Vianna
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário