sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ANDRÉ LUIZ - 3° PERÍODO - Análise de conforto ambiental

ANÁLISE DE CONFORTO AMBIENTAL

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES LAGE


LOCAL: CORONEL FABRICIANO - MG

Casa projetada para uma família com cinco membros: Pai, mãe, dois filhos e uma filha, send m dos filhos portador de necessidades especiais (cadeirante).

Todos os comodos da casa forma projetados independentemente um do outro em relação a insolação e ventilação, para proporcionar melhor conforto para os moradores.





 MANCHA SOLAR:




 

Brises: 
Os brises foram calculados apenas nos quartos, pois as outras aberturas foram recuadas de modo que os banheiros façam sombra nestes ambientes, os demais já faziam parte do projeto inicial. No salão a fachada foi recuada fazendo com que a propria área a protegece da insolação. 




INSOLAÇÃO




Foi utilizado vidro em partes da fachada do salão para aproveitar melhor a ilminação natural. Uma das fachadas está voltada para o sol da manhã, e a outra foi recuada.  



Ventilação:


Esse projeto foi friamente calculado para aproveitar ao maximo a ventilação ventilação, já que a região em que se encontra é muito quente.



ESTRATÉGIAS:

A cobertura foi elevada da laje para captar maior ventilação e ao mesmo tempo levar com mais eficiencia o ar contaminado dentro dos ambientes da casa. O espaço entre a laje e a cobertura tambem ajuda no resfriamento dos ambientes, ou seja, há uma grande circulação de ar na cobertura e no interior da casa, todos os ambientes teem aberturas para a saída do ar.



As partes marcadas de amarelo são as entradas de ventilação, logo encontrando logo mais as saídas de ar contaminado dos ambientes.


oeste                                                                                                                                                   leste



leste                                                                                                                                                   oeste

JANELAS E PORTAS:


As portas e janelas são de correr, para ecomizar espaço interno dos ambientes, já que a residencia é bem ventilada devido as ventilações cruzadas, e os espaços de entrada de vento. outro motivo em utilizar esse tipo de janelas e portas, foi para diminuir ao máximo as barreiras ou impecílios de lcomoção para o filho cadeirante.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário