sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Brises - Priscila Cruz


A partir do projeto desenvolvido em E3 para a família Patranha foi realizado o complemento do mesmo tendo em vista a matéria aprendida em Conforto II. O conteúdo do trabalho trata-se de brises e ventilação.  A edificação está situada na Rua Efrem Macedo esquina com a Rua 12 de Outubro no centro de Coronel Fabriciano - MG.




PLANTAS: Mancha Solar + Vento ( ventos vindo a 20º Norte )

• Buffet

Casa 


BRISES :
• Janelas Fachada Buffet






Os brises criados para essa fachada em alfa deveriam conter 1,10 m. As janelas mais altas foram trazidas 0,90 cm pra dentro da edificação + 0,20 cm da espessura da parede. Já as janelas mais baixas tem o brise de apenas 0,70 cm, sendo 0,50 cm de extrusão pra fora da edificação e 0,20 cm da espessura da parede. Seu brise é menor afim de que alguns raios solares entre pelas janelas inferiores auxiliando na iluminação da edificação. Por serem janelas mais baixas não irá atrapalhar o funcionamento do playground que é pra onde estas janelas dão vista.

Janela Cozinha Buffet

O brise projetado pra essa janela é de apenas 0,18 cm ( em alfa ). Sendo assim recuei a janela fazendo com que sua parede funcione como brise. Para o auxilio em gama houve o prolongamento do telhado. 

• Janelas Fachada Casa





Para as janelas da fachada da casa seria necessário um brise de 1 m para cada uma, visto que seu alfa é de 55º ( mesmo valor da fachada do buffet ). A porta e a primeira janela são cobertas pelo pergolado, já as demais são cobertas por um prolongamento do pergolado, esse todo em madeira chegando até 1,10 m. Há também o brise em gama que consiste no prolongamento ao longo da edificação.

BRISES + SOMBRAS 






Nenhum comentário:

Postar um comentário