terça-feira, 26 de novembro de 2013

Iluminação zenital - Eulália Faria

SHOPING POPULAR - BRASÍLIA 

Arquiteto:Alencar Cinnanti


SHOPING POPULAR - BRASÍLIA
Instalado em um terreno ao lado da estação rodoferroviária de Brasília, no fim do eixo monumental que corta a cidade no sentido leste-oeste, o Shopping Popular foi concebido para abrigar as atividades de vendedores ambulantes, antes espalhados em outras áreas. Além do programa, o arquiteto Alencar Cinnanti considerou como princípios norteadores do projeto o caráter social da edificação, a facilidade de acessos, a funcionalidade e a aplicação de conceitos de ventilação e iluminação naturais.
SOLUÇÕES ESPECIAIS - Os vãos dos sheds receberam venezianas de PVC, desenhadas para atender às características específicas do projeto. Compostos por aletas de PVC e montantes em perfis extrudados de alumínio, os módulos foram calandrados e curvados para seguir a proposta arquitetônica. As venezianas dos sheds, que fecham área de 4.268 metros quadrados, são compostas por módulos de mil milímetros de largura e 2.200 milímetros de altura. Para as fachadas foram criados módulos curvos com mil milímetros de largura e 6.250 de altura.






FÁBRICA DE PINCÉIS E EMBALAGENS

Arquiteto: Sidônio Porto



Localizada em Cajamar, às margens do quilômetro 33 da rodovia Anhangüera SP,está esta fabrica de pincéis e embalagens de cosméticos da Ipel ocupa um edifício de linhas futuristas,o projeto é privilegiado com iluminação e a ventilação naturais dos ambientes.
O conforto ambiental é valorizado pelos sheds, que receberam fechamento com vidro laminado. Seu formato denteado possibilita a passagem de luz e ventilação naturais para o interior do edifício.
Voltado para a face sul do terreno, onde não há incidência de luz solar, o bloco da produção foi concebido com coberturas curvas, instaladas sobre três blocos fechados com vidros laminados verdes, de dez milímetros, compondo sheds que proporcionam excelentes níveis de iluminação natural.
O projeto da fábrica Ipel recebeu o Prêmio Rino Levi, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB),
em dezembro de 2002, e a Premiação BTicino,
em março de 2003.




 







Nenhum comentário:

Postar um comentário