segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Iluminação Zenital - Wilmara Resende

Iluminação Zenital:  
 Iluminação zenital é aquela onde a luz natural penetra no ambiente através de aberturas situadas na cobertura de uma edificação. É uma das formas de iluminar naturalmente e obter uma boa distribuição da luz no ambiente. Características da Iluminação Zenital:   É adequada para locais profundos e grandes espaços contínuos;
A iluminação zenital oferece uma maior uniformidade e maior iluminânca média sobre a área de trabalho, do que uma superfície iluminante lateral.
Não se deve ter área iluminante zenital superior do que 10% da área do piso, pois isso pode implicar em problemas térmicos;   Apresenta maior necessidade e dificuldade de manutenção do que o lateral.
Resumindo:
São aberturas localizadas na cobertura de uma edificação, que deixa a luz natural entrar.

Clara Boia - Em uma casa no bairro Cariru em Ipatinga
Clara Boia- É o mesmo que átrio porem é utilizada para iluminar apenas um ambiente. Já o átrio é utilizado para iluminar mais de um ambiente ou vários andares.





A clara boia fica localizada no banheiro da casa, é eficiente em questão de iluminação e não causa desconforto térmico apesar de ter sido utilizado mais de 10%.




 Átrio- Edifício Educacional em Lins 
Átrio- É o espaço central de uma edificação, aberto na cobertura muito utilizado como estratégia de iluminação para captação de luz em edifícios com múltiplos andares.

Campus Unimep de Lins
Lins é uma cidade localizada no centro oeste de SP e possuí um clima de temperatura elevada.





Pelo Átrio ocupar maior parte da cobertura deste local não é eficiente por questão de conforto térmico, por Lins ser uma cidade de temperatura elevada não deveria utilizar tanto deste tipo de Iluminação zenital. O certo seria utilizar no máximo 10% da área do piso. Mas por ser uma área de circulação não teria tanto problema.




Lanternins, clara boia -Ginásio do Varginha Tênis Club em Varginha-MG
Lanternins- Abertura na parte superior do telhado, ideal para se conseguir boa ventilação, já que, permite a renovação contínua do ar pelo processo de termossifão resultando em ambiente confortável.



A iluminação proporcionada pelos lanternins e claraboias do Ginásio é boa, mas creio que não o suficiente para ser utilizada em jogos pois durante os jogos é necessário uma iluminação mais forte. Porém não sei ao certo se é eficiente a tal ponto, pois esta foto foi tirada num dia de chuva, tempo fechado e por isso mais escuro, mas mesmo assim o time da cidade treinou no ginásio sem precisar ascender as luzes, mas durante os jogos oficiais do campeonato foi utilizado a iluminação artificial. A quantidade de iluminação zenital utilizada é inferior a 10% , assim não causando desconforto térmico. 




Referencias :
http://www.usp.br/fau/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aut0213/Arquivos_Anteriores/7_Cecace_2006_Iluminacao_Zenital_Estrategia_de_Projeto.pdf
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2006-2/zenital/index.php?pag=tipologia
http://edificiolimabueno.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário