segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Iluminação Zenital - Kathleen Fernanda

A iluminação zenital são espaços criados na cobertura das edificações que geram a entrada de luz através de vãos com fechamento por materiais translúcidos.

Alguns ambientes acabam por receber menos luz natural, muitas vezes devido a sua área ser grande e não comportar a quantidade ou tamanho de janelas, adequadas para uma iluminação perfeita.

Temos alguns tipos de aberturas zenitais como:

Os Sheds ou Dentes de Serra – Mais utilizados em fabricas, forma na cobertura uma espécie de dentes serrilhados, os projetos para este tipo de cobertura ficam mais eficaz quando voltados para o sul.

LanterminsAbertura do telhado com formas de V ao contrario, ideal para conseguir também ventilação, permite a renovação continua de ar, tem maior eficácia quando instalado voltado para o norte-sul. 


Claraboias – São as mais conhecidas e utlizadas em residências, necessitam de um bom projeto, pois acabam tendo um aumento na temperatura dos ambientes, então vale a pena rever sua disposição e tamanho, mas com certeza é um elemento muito útil.


Claraboias Tubulares – São Domus com tubos reflexivos e que conduzem a luz natural até o ambiente, muito utilizado em coberturas que tem necessidade de ganhar grandes vãos.


 Cúpulas – Conhecidas como cúpulas ou Dumus, distribuem melhor a luz natural pela sua arquitetura elíptica.





Átrio – É o espaço central de uma edificação que recebe uma abertura, utilizado principalmente em edifícios com múltiplos andares com galerias comerciais entre outros.








Museu de Arte Kimbell
Fort Worth, Texas - 1966



Arquiteto: Louis Kahn
Projeto com 16 abóbadas de berço de 30 m de comprimento por 7 m de largura, e 6 de altura, trata-se de um projeto sofisticado. As abóbadas são rasgadas na parte superior para permitir a iluminação natural nas galerias. Nos encontros das abóbadas, estãos as intalações mecânicas e os dutos ar condicionado.

Um importante detalhe foi o desenho das abóbadas com a utilização de uma curva ciclóide, que produz uma distribuição de luz natural mais homogênea. Após incontáveis tentativas, junto a especialistas, a claraboia tem sua luz direcionada por duas asas de alumínio perfurado, evitando uma iluminação direta nas obras de arte. A beleza dos detalhes está presente neste edifício.

Texas - EUA
Latitude: 32 ° 46'59 "N
Longitude: 96 ° 48'24 "W
Elevação do nível do mar: 137 m = 449 pés

Museu Solomon R. Guggenheim
Nova York 



Iluminação zenital - Cúpula
Nova York, EUA
Latitude: 40 ° 42'51 "N
Longitude: 74 ° 00'21 "W
Elevação do nível do mar: 2 m = 06 pés
Coordenadas de Nova York em graus decimais

A Iluminação Zenital presente neste projeto trouxe iluminação natural para a edificação e devido ao clima
mais frio da cidade não houve problema com excesso de calor provocado pelos vidros.

Shopping do Vale do Aço - Praça de Alimentação

Lantermins e Claraboia



Ipatinga
Latitude: 19º 28' 06" S
Longitude: 42º 32' 12" W
Altitude: 240m

A utilização da iluminação zenital neste shopping foi util para entrada de luz natural, fazendo com que não seja necessário o uso de iluminação artificial durante o dia. Porem devido as altas temperaturas de Ipatinga o ambiente acaba ficando mais quente mesmo com o uso de ar condicionado. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário