segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ILUMINAÇÃO ZENITAL - RENATA FLÁVIA

Restaurante Alma María (CLARABOIA)

Os dois últimos pavimentos têm pés-direitos maiores e aberturas zenitais, configurando espaços mais claros e descontraídos, com farta luminosidade natural. A abertura do local não ultrapassa os 10% permitidos, assim não ocasionando problemas térmicos.







Centro de Movimento Deborah Colker (SHEDS)Rio de Janeiro, RJ

Archi 5 Arquitetos Associados: Centro de dança

Com linguagem de galpão , a nova construção, nos fundos do lote, abriga o espaço de ensaio da equipe de dança. Ele é caracterizado pelo elevado pé-direito - da ordem de oito metros - e pela cobertura metálica com sheds transversais. “A cenografia dos espetáculos de Deborah é muito sofisticada e, assim, tínhamos que prever carregamentos da ordem de uma tonelada em todos os pontos das vigas de sustentação do telhado, explica Fernandes. Essa demanda orientou o dimensionamento das vigas com 1,5 metro de altura, que puderam, assim, ser utilizadas como elementos de ventilação e iluminação naturais. Os Sheds não estão bem orientados pois estão voltados para o oeste, provocando assim desconforto térmico.


Djafer Ferro e Aço (Domus e Lanternin) Coronel Fabriciano

Apesar de não esta na orientação N-S e sim na L-O , não temos problema com conforto térmico pois o pé direito é de 12 metros, com uma grande abertura na frente da loja que permite a entrada da ventilação natural.








Nenhum comentário:

Postar um comentário