quinta-feira, 14 de março de 2013

Alessandra Pires [Obra Análoga] Centro Internacional de Convenções de Dezhou


Maior edifício comercial abastecido por energia solar


A China tomou para si o título de “Maior edifício comercial abastecido por energia solar” com este empreendimento em formato meia-lua localizado em Dezhou na província de Shangdong, China.
A estrutura multiuso de quase 75.000 m² possui escritórios, teatros, laboratórios de pesquisa, salas de reuniões e até um hotel.
Os painéis solares ocupam uma área de 4600 m² e são capazes de alimentar todo o edifício com energia elétrica. Mas outras características o tornam mais sustentável e uma delas é que a estrutura externa usa apenas 1% de todo o aço que foi utilizado no Ninho de Pássaro (um dos estádios das olimpíadas da China), e o isolamento térmico das paredes e telhados que reduzem em mais de 30% o uso de energia.
O prédio foi construído pela Himin Solar Group a maior fabricante de sistemas de aquecimento solar na Ásia.
Infelizmente não há nenhuma informação sobre o escritório de arquitetura que desenvolveu o projeto.


A sustentabilidade não está apenas em suas placas solares, mas em todo o complexo edificado. Foi utilizado apenas 1% do aço do que o necessário para o estádio ninho do pássaro. Pioneiro em algumas tecnologias de conservação de energia, o projeto inclui uma série de avanços técnicos que irão impulsionar a aplicação em massa da energia solar. Dezhou pode seguramente ser denominada uma cidade solar pois, entre as 5,5 milhões de pessoas que vivem nesta cidade, a maioria delas optou por sistemas solares de aquecimento de água. Nesta cidade, a energia solar é onipresente, desde a iluminação pública aos veículos turísticos. O Greenpeace apresenta que, em 2007, 800 mil pessoas em Dezhou tinham empregos na indústria de painéis solares, o que deverá crescer para 1,5 milhão em 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário