quinta-feira, 14 de março de 2013

Obra Análoga - Fernanda Fontes

 Centro educacional e cultural -  Poços de Caldas - MG

"O Centro Cultural e Educacional Kaffehuset Friele foi implantado na vizinhança de uma escola municipal rural de Poços de Caldas, MG, que recebe 350 crianças, filhas de agricultores de 14 fazendas da região. Seu propósito era tornar-se um espaço para o desenvolvimento de talentos, e assim que passou a funcionar foi absorvido como infra-estrutura para atividades culturais e comunitárias pelos alunos e seus familiares, que somam cerca de 2 mil pessoas. O conjunto foi idealizado pelo grupo paulista proprietário da fazenda de café que o sedia e viabilizado com recursos de sua parceira, uma empresa norueguesa do setor de torrefação". 



A previsão era apenas um espaço múltiplo, com Biblioteca e computadores com acesso à internet 24 horas por dia. ao finalizar a obra, o arquiteto Alfredo Barbosa Jr. propôs um projeto que acrescenta um anfiteatro, mais três módulos iguais ao primeiro, e um playground com brinquedos de eucalipto. 


"A opção por técnicas construtivas simples foi a maneira encontrada para atender ao cronograma, que estabelecia prazo de dois meses para a realização do primeiro módulo, implantado na parte alta de uma encosta , próximo da estrada e com ampla vista para as plantações de café". 
"A cobertura é feita com telhas de barro e os fechamentos são em vidro temperado de dez milímetros de espessura. Na face frontal, a proteção contra o sol é proporcionada pelo brise em ripas. A rampa, também de madeira, dá acesso ao módulo e o interliga ao anfiteatro. De acordo com o projeto, ela ganhará continuidade na forma de uma passarela para unir os outros volumes a serem implantados". 

"Internamente, o módulo é caracterizado por um salão único com assoalho de ipê. Nesse espaço, as crianças têm acesso aos 2 mil volumes da biblioteca, aos 15 computadores e recebem aulas de música e artes plásticas. Uma meia parede de gesso acartonado isola visualmente a copa e os banheiros".

"A etapa seguinte do plano diretor foi a implantação do anfiteatro , posicionado numa praça contígua à escola. Executado em alvenaria, ele possui dez fileiras de assentos de madeira, que acomodam até 500 pessoas. Esse espaço é usado para apresentações e eventos, incluindo a exibição de filmes em telão". 




"Os três outros módulos a serem construídos deverão abrigar biblioteca separada da área de internet, teares para a cooperativa de artesanato e um centro de convivência, que também será utilizado para aulas de artes plásticas e música e exibição de vídeos".

Referência: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/alfredo-barbosa-jr-centro-educacional-16-09-2005.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário