LANTERNIM
Salão de exposições Accademia, Recife PE, realizado pelos arquitetos Reginaldo Luiz Esteves e César Augusto de Souza Bezerra.
Com uma área com mais de 1,4 m² a Accademia tem estrutura mista de metal e concreto. O grande salão de exposições tem pé direito duplo e mezanino, onde, além da galeria, há uma biblioteca, lojas, serviços e apoio. A cobertura em duas águas com lanternim tesouras de ferro e aberturas em arco faz referencia as antigas construções industriais.
O norte indicado pela seta na img. 3, demonstra que o trajeto do sol passa pelo lanternim onde a radiação não é direta, que é antes das 10h e depois das 16h.
Uma das paredes oposta ao lanternim é branca para auxiliar na reflexão da luz natural, e a outra é escura com intuito da luz refletir somente no que está exposto.
CLARABOIA
Hall de entrada no recuo lateral de uma residência.
Com 1,30m de largura, o espaço foi encorporado a casa. Para trazer claridade natural ao interior, ganhou-se uma claraboia que consiste em uma estrutura ferro vermelha chumbada á alvenaria, com placas de vidro laminados de 10mm.
As paredes são claras para ajudar na reflexão do local e intensificar na iluminação zenital. A claraboia é justificada á uma posição para receber maior incidência solar.
SHED
Núcleo de Arquitetura Luciano Margotto, Marcelo Luiz Ursini, Sérgio Salles, ibiuma, SP.
O shed está posicionado de forma a capturar somente a incidência solar matinal e o telhado bloqueia a radiação solar e mantém a iluminação até após as 15h, por ter uma abertura em vidro, isso se torna possível.
OBRA VALE DO AÇO
Shed Pizzaria do Charles, Bairro Iguaçu, Ipatinga.
O shed está posicionado a sudoeste de forma que receba a iluminação solar ao longo do dia sem que haja radiação direta. O telhado é claro com intuito de refletir a luz solar, para que a mesma entre pela abertura de vidro, e seu interior é composto por cores escuras e estruturas em madeira, que absorvem a luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário