ILUMINAÇÃO ZENITAL
OBRA: Novo Museu do Louvre
LOCALIZAÇÃO: Paris /Abu Dhabi
ARQUITETO:Jean Nouveal
BIBLIOGRAFIA:http://jornaldeangola.sapo.
OBRA: Novo Museu do Louvre
LOCALIZAÇÃO: Paris /Abu Dhabi
BIBLIOGRAFIA:http://jornaldeangola.sapo.
CLARABÓIA
Esta micro-cidade requer um microclima que irá proporcionar ao visitante a sensação de estar entrando em um mundo diferente. O edifício está coberto por um enorme domo, uma forma comum a todas as civilizações. O domo é composto de uma rede de diferentes padrões entrelaçados em uma cobertura transparente, que deixa passar uma luz difusa, mágica, na melhor tradição da grande arquitetura árabe. A água desempenha um papel crucial, refletindo cada parte do edifício e atuando como uma psiquê, e criando, com uma pequena ajuda da brisa, um confortável microclima. possui cerca de 30% de iluminação através da claraboia.
SHED
OBRA: Fábrica Ipel
LOCALIZAÇÃO: Cajamar, SP
BIBLIOGRAFIA:http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/sidon
Esses brises são formados por uma estrutura
semi-espacial, que venceu vãos entre arcos de 12,5 metros em quatro degraus. Seu formato denteado possibilita a passagem de luz e ventilação naturais para o interior do edifício.
Voltado para a face sul do terreno, onde não há incidência de luz solar, o bloco da produção foi concebido com coberturas curvas, instaladas sobre três blocos fechados com vidros laminados verdes, de dez milímetros, compondo sheds que proporcionam excelentes níveis de iluminação natural.
Sheds com vidro laminado permitem a entrada de luz
natural na área de produção, conferindo bons níveis de
conforto ambiental no interior da fábrica
Publicada originalmente em FINESTRAEdição 33 Abril de 2003
ARQUITETO:Herwig Shimizu Arquitetos
LANTERNIM
OBRA: Santuário de Santa Paulina
LOCALIZAÇÃO: Nova Trento, SC
BIBLIOGRAFIA:http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/herwig
A face principal recebeu vidros laminados do piso ao teto. “Por se tratar de um santuário, o desejo inicial dos autores era utilizar um vidro azul de baixa reflexão, para permitir a integração interior/exterior”, explica a arquiteta Cláudia Mitne, gerente de marketing da Glassec. Mas os produtos disponíveis no mercado tinham reflexão interna muito elevada. “Com as luzes acesas, principalmente à noite, o reflexo traria desconforto”, afirma a arquiteta.
A solução veio com a utilização do vidro Azul Energy Special, que, mesmo não sendo refletivo, atendeu à cor especificada pelo projeto e às solicitações de conforto térmico. A fachada structural glazing é composta por 680 metros quadrados daquele produto, laminado de oito milímetros, e 570 metros quadrados no padrão opaco. Na face leste, foram aplicados 24 metros quadrados de vitrais.
Tinha-se como premissa de projeto a leveza e a segurança da construção, tornando o ambiente integrado à paisagem e, ao mesmo tempo, protegido. Como quesito para a especificação, foram definidos vidros laminados, partindo-se, então, para composições distintas em cada fachada, em função da incidência solar.
Publicada originalmente em FINESTRA
Edição 45 Abril de 2006
Obra do Vale do Aço.
Madeireira Cremac
Localização: Av. Magalhães Pinto, Coronel Fabriciano, MG.
Área total: aproximadamente 600 m²
Pé direito: 10 m.
A iluminação zenital é feita por Domus e Lanternins; mesmo possuindo esse tipo de iluminação, ocupando uma área maior que 10%, não possui desconforto térmico para o galpão pois possui entradas de grandes dimensões que são mantidas abertas durante todo o dia.
O usa da iluminação zenital foi bastante eficiente descartando o uso de iluminação artificial durante todo o dia.
Madeireira Cremac
Localização: Av. Magalhães Pinto, Coronel Fabriciano, MG.
Área total: aproximadamente 600 m²
Pé direito: 10 m.
O usa da iluminação zenital foi bastante eficiente descartando o uso de iluminação artificial durante todo o dia.
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