domingo, 3 de março de 2013

Valquíria Nardes, Gabriella Tonini, Karoliny Nunes e Kênia Damázio

Hospital Sarah Lago Norte
Arquiteto: João Filgueiras Lima, Lelé
Localidade: Brasília/DF Ano: 2003
Referência Bibliográfica: revista ABETARE pág. 120 - nº430 - Julho/Agosto-2003





SHED

Vários elementos favorecem a ventilação e a iluminação natural nesta obra emblemática do arquiteto, erguida em Brasília. Entre eles, a grande cobertura que protege o deck junto ao lago.
Com a utilização dos sheds, se tem um  maior aproveitamento do clima, a proteção solar, o aproveitamento das brisas, a inércia térmica e o uso de luz.  As coberturas dispõem de nichos que contêm dutos de insuflação de ar das clarabóias destinadas à iluminação e á ventilação naturais. As aberturas dos sheds estão protegidas por venezianas que impedem a incidência direta do sol nos vidros das esquadrias.


    
Norte verdadeiro.


Bajo el sol y la luna


Arquiteto: Benjamin Garcia Saxe   Localidade: Playa Avellanas- Costa Rica  Ano: 1980 Referências Bibliográficas: Revista Arquitectura Viva - nº 193- 2011 / www.mulher.uol.com


Lanternin
A casa foi planejada para uma cliente muito especial. que é a mãe do arquiteto e pensando no bem-estar e em um jeito da casa e todos seus cômodos serem beneficiados com o clima , Benjamin  utilizou do lanternin como o principal meio para obter luz solar e ventilação em todos os cômodos em horários estratégicos para cada função  e utilidade. Seu teto são compostos por uma estrutura de bambu em forma de cone que se abre ao céu debaixo de um chapéu de abas largas e protetoras. Todas as paredes e o forro são feitos como uma espécie de jaula, entretecida com bambu. O efeito é um bosque interno matizado entre luzes e sombras, com diversos graus de privacidade dependendo da hora do dia e da época do ano.

Dada a orientação da casa, o sol a percorre deixando o quarto submerso nas sombras do bambu durante o período da manhã, movendo-as para o jardim central ao meio-dia e fazendo com que terminem o entardecer na sala e cozinha. Durante as noites, se pode visualizar a lua através de uma abertura no topo do cone que cobre o dormitório. Esse foi um dos poucos -senão a único- desejo de Dona Helen. "O fato de a lua acompanhá-la encurta a distância física entre nós", diz Garcia.
O clima da região de Guanacaste é extremamente quente e seco no verão e com densidade pluviométrica bastante alta durante a estação chuvosa. Para adequar-se a esses extremos, a casa foi construída sobre pilotis, afastando o piso tanto da umidade quanto do calor da radiação solar no solo.










Ginásio Infantil - Sarah Lago Norte


Arquiteto: João Filgueiras Lima, Lelé Localidade: Brasília/DF Ano: 2003
Referência Bibliográfica: revista ABETARE pág. 120 - nº430 - Julho/Agosto-2003

CLARABOIA

O ginásio possui uma grande estrutura metálica  com  o teto revestido em policarbonato fazendo uma grande claraboia com uma abertura central,  a sua claraboia ultrapassa os 10%  que é o limite,  suas paredes laterais são placas móveis que facilitam a entrada e saída de ar  e tem um jardim interno que ajuda  aumentar a umidade e a purificação do ar. Nessa área pacientes tomam banho de sol e é localizada perto de um espelho d´água, o que ajuda da absorção do calor, tem o aproveitamento das brisas, a inércia térmica e o uso da luz.








Obras no Vale do Aço

Salão de festas "Angel Nobre"
O salão de festas Angel Nobre está localizado no bairro Cidade Nobre em Ipatinga. Tem uma área total de seu salão de 300 m2 e possui uma claraboia  de 43m2, sendo assim ultrapassando 13 m2 equivalente à 5% além do permitido. Uma curiosidade sobre o local, é que a deficiência de conforto gerada no ambiente, foi feita uma segunda tentativa  em que foi construído um lanternin sobre a claraboia para tentar amenizar a falta de ventilação  que  provoca  a alta temperatura dentro do ambiente.

Claraboia

Portanto pudemos fazer seguintes observações:
 O ambiente é totalmente climatizado para cobrir a ineficiência da ventilação e da alta temperatura.
•O ambiente não precisa de luz artificial no 1º piso durante o período do dia, devido ao Lanternin que deixa passar uma luminosidade  um pouco mais baixa,pois os policarbonatos tem insulfilm azul sendo assim impedindo ser transmitido 100% de sua funcionalidade.
•As paredes brancas  e espelhos nas laterais auxiliam  na reflexão dos raios solares.













NORTE VERDADEIRO 


HOTEL SAN DIEGO



•O Hotel San Diego, está localizado no bairro Horto em Ipatinga,onde sua fachada está voltada para o noroeste, tem uma claraboia localizada em sua fachada que é direcionada para no hall do hotel, tendo a medida de 63 m2  situado nesta  área de 330 m2. Sendo assim ultrapassando a porcentagem permitida que pois o ideal seria de 33 m2, ela chega a ocupar mais de 19% da área do hall. 

CLARABOIA


 Portanto pudemos fazer seguintes observações:

• Uso contínuo do ar condicionado (aumento da temperatura próximo a claraboia e ao afastar por cerca de  3 à 4 metros a  temperatura  resfria novamente, com maior conforto de temperatura).
•Luz natural com claridade favorável sem o auxílio de luz artificial.
•Paredes pintadas de branco, auxiliam maior a reflexão de luz para o ambiente.
•Uso de insulfilm nos vidros da fachada, ajudam na obstrução de raios solares.
¨O beiral da fachada também ajuda a fazer uma barreira para que o sol não bata diretamente na vidraça;
¨O Terraço jardim ajuda com sua camada de vegetação que intercepta a luz natural e reduz o calor irradiado por meio da evapotranspiração das plantas, o que regula as variações bruscas de calor no local;
¨Plantas sob a claraboia aumenta a umidade  e purifica o ar;
¨Fachada com elevador com insulfilm, ajuda na diminuição de absorção de calor.












Norte verdadeiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário