quarta-feira, 6 de março de 2013

ACADEMIA DE CIÊNCIAS DA CALIFÓRNIA

A Academia de Ciências da Califórnia está localizada em São Francisco, no parque Golden Gate e foi inaugurada, em 1853, como Museu da História Natural. Desde sua inauguração o museu se expandiu e alcançou 12 edifícios sede, no entanto, em 1989, o terremoto Loma Prieta  atingiu a Baía de São Francisco devastando a cidade. Aí surge a necessidade de se construir um novo edifício e Renzo Piano propõe tais domos, curvos como as montanhas da cidade.

O telhado, projeto de Rana Creek Arquitetura, ocupa uma área de, aproximadamente, 17.730 mil m² e é coberto por cinco espécies de plantas nativas de São Francisco. Foram necessários três anos de testes antes do início da obra.

O projeto foi pensado para diminuir o impacto ambiental, por isso a cobertura verde absorve 98% das águas pluviais que caem sobre ela, além de fornecer conforto térmico e iluminação natural para todo o museu.


Sustentabilidade foi um aspecto fundamental do desenho, o projeto conserva duas paredes de calcário do edifício anterior (1934), e abriga um planetário, um habitat da floresta tropical e um aquário, além dos vários espaços de exposições para abrigar diversas coleções da Aca.  


É um edifício construído com 90% dos materiais utilizados na demolição dos antigos edifícios, sendo congratulado com o certificado Leed Platinum do US Green Building Council, o primeiro museu a receber o prêmio.



As clarabóias da reserva verde foram locadas de maneira a iluminar a reserva florestal e o aquário e mais de 90% dos espaços têm luz natural e vistas exteriores. Janelas automáticas abrem-se e fecham-se para permitir a entrada de ar fresco segundo a temperatura interior. Sensores de luz se ativam de acordo com a quantidade de luz de sol, otimizando a luz artificial.




A obra conta com  60000 células fotovoltaicas, fornecendo 213,000 kw por ano, diminuindo as emissões anuais de CO2. As células multi-cristalinas são as mais eficientes do mercado. Sensores nas instalações sanitárias permitem a utilização conforme cada uso.


A Absorção e reutilização do equipamento sanitário, recupera a água da cidade de São Francisco. A água salgada do aquário é levada desde o oceano pacífico.
Todos os materiais de construção foram reciclados e a madeira usada é totalmente certificada. O isolamento dos muros do edifício, foram feitos com jeans reciclados.
Grande espaço para o acesso de bicicletas e centros de recarga para carros elétricos. 
A maioria dos materiais usados na construção vieram da indústria local, reduzindo as emissões de transporte de materiais.

Conforto II - Bruno Macêdo











Nenhum comentário:

Postar um comentário