sexta-feira, 8 de março de 2013

LAIS OLIVEIRA / RITA DE CÁSSIA - Iluminação Zenital


ILUMINAÇÃO ZENITAL

OBRANovo Museu do Louvre
LOCALIZAÇÃOParis /Abu Dhabi
ARQUITETO:Jean Nouveal
BIBLIOGRAFIA:http://jornaldeangola.sapo.

CLARABÓIA

Esta micro-cidade requer um microclima que irá proporcionar ao visitante a sensação de estar entrando em um mundo diferente. O edifício está coberto por um enorme domo, uma forma comum a todas as civilizações. O domo é composto de uma rede de diferentes padrões entrelaçados em uma cobertura transparente, que deixa passar uma luz difusa, mágica, na melhor tradição da grande arquitetura árabe. A água desempenha um papel crucial, refletindo cada parte do edifício e atuando como uma psiquê, e criando, com uma pequena ajuda da brisa, um confortável microclima. possui cerca de 30% de iluminação através da claraboia.




SHED
OBRAFábrica Ipel
LOCALIZAÇÃOCajamar, SP
ARQUITETO:Carrilho da Graça
BIBLIOGRAFIA:http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/sidon


Esses brises são formados por uma estrutura 

semi-espacial, que venceu vãos entre arcos de 12,5 metros em quatro degraus. Seu formato denteado possibilita a passagem de luz e ventilação naturais para o interior do edifício.

Voltado para a face sul do terreno, onde não há incidência de luz solar, o bloco da produção foi concebido com coberturas curvas, instaladas sobre três blocos fechados com vidros laminados verdes, de dez milímetros, compondo sheds que proporcionam excelentes níveis de iluminação natural.



Sheds com vidro laminado permitem a entrada de luz 
natural na área de produção, conferindo bons níveis de 
conforto ambiental no interior da fábrica



Publicada originalmente em FINESTRAEdição 33 Abril de 2003


LANTERNIM

OBRASantuário de Santa Paulina
LOCALIZAÇÃONova Trento, SC
ARQUITETO:Herwig Shimizu Arquitetos
BIBLIOGRAFIA:http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/herwig

A face principal recebeu vidros laminados do piso ao teto. “Por se tratar de um santuário, o desejo inicial dos autores era utilizar um vidro azul de baixa reflexão, para permitir a integração interior/exterior”, explica a arquiteta Cláudia Mitne, gerente de marketing da Glassec. Mas os produtos disponíveis no mercado tinham reflexão interna muito elevada. “Com as luzes acesas, principalmente à noite, o reflexo traria desconforto”, afirma a arquiteta. 

A solução veio com a utilização do vidro Azul Energy Special, que, mesmo não sendo refletivo, atendeu à cor especificada pelo projeto e às solicitações de conforto térmico.            A fachada structural glazing é composta por 680 metros quadrados daquele produto, laminado de oito milímetros, e 570 metros quadrados no padrão opaco. Na face leste, foram aplicados 24 metros quadrados de vitrais. 
Tinha-se como premissa de projeto a leveza e a segurança da construção, tornando o ambiente integrado à paisagem e, ao mesmo tempo, protegido. Como quesito para a especificação, foram definidos vidros laminados, partindo-se, então, para composições distintas em cada fachada, em função da incidência solar.





Publicada originalmente em FINESTRA 

Edição 45 Abril de 2006


Obra do Vale do Aço.

Madeireira Cremac

Localização:  
Av. Magalhães Pinto, Coronel Fabriciano, MG.
Área total: aproximadamente 600 m²
Pé direito: 10 m.





A iluminação zenital é feita por Domus e Lanternins; mesmo possuindo esse tipo de iluminação, ocupando uma área maior que 10%, não possui desconforto térmico para o galpão pois possui entradas de grandes dimensões que são mantidas abertas durante todo o dia.

 O usa da iluminação zenital foi bastante eficiente descartando o uso de iluminação artificial durante todo o dia. 

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